presidenteBem-vindo ao site da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde. 

A Comissão Nacional de Eleições é definida como o órgão superior da administração eleitoral a quem compete, em geral, velar pela regularidade e isenção dos atos e processos eleitorais. Para além da função de acompanhamento e fiscalização desses atos e processos, cabe-lhe ainda uma importante missão cívica e pedagógica no quadro do esclarecimento objetivo dos cidadãos acerca dessas operações.

O relevo dessas funções exige o conhecimento pelo público da atividade deste órgão.  Aí está, pois, este «site», agora reaberto. 

A presença da CNE na Internet visa contribuir para uma maior transparência desse órgão e dos processos eleitorais e possibilitar uma janela de informação, facilmente acessível - mesmo a partir do estrangeiro, mais rápida, segura, permanente e disponível a qualquer momento. 

É de realçar que esta página está concebida para ser um serviço público que a CNE disponibiliza aos cidadãos em geral e, especialmente, a todos quantos intervêm nos processos eleitorais e a quem tenha necessidade, pessoal ou profissional, de a consultar, permitindo uma maior transparência e proximidade. A partir dela terão acesso às decisões, deliberações e comunicados da comissão. 

É uma tarefa absorvente e quotidiana, que implica uma mobilização importante de recursos, a fim de assegurar a permanente atualização e fidedignidade dos dados apresentados, mas que a CNE assume como missão. 

Estamos conscientes dos muitos esforços que ainda serão necessários realizar. Agradecem-se, assim, todas as sugestões que os visitantes possam fazer, no sentido de a enriquecer.